Sobre|About

Como surgiu a OCA: um depoimento

Passei a década de 90 pesquisando a pedagogia da composição de Ernst Widmer. Em 2003 voltei à raia do ensino de composição. Topei com esses sujeitos aí da foto (na entrada do site).

Estava convicto que a melhor parte do ensino de Widmer - a formação de compositores sem o ranço de ‘escola de composição’, ou seja, com abertura pra que cada um fosse uma coisa diferente do outro -, estava paradoxalmente ligada à montagem de um processo de grupo. E percebia que, de alguma forma, a Escola de Música da UFBA, nesses últimos tempos, desestimulava isso. Temia virar as páginas?

purchase discount medication! purchase zoloft online . cheapest rates, zoloft generic names.

Passei a colocar como objetivo prioritário do meu ensino a formação de grupo. Recém saído de uma longa experiência na interface universidade e sociedade (Pró-Reitoria de Extensão 1986-2002), finquei o experimento pedagógico na realidade brasileira, levando a um envolvimento direto com a concretude da organização de recitais e palestras (Série Brasil), desde a concepção até a divulgação, ou seja, estimulando o embate entre questões conceituais (o que é o Brasil?), estratégicas (o que devemos compor?) e absolutamente práticas (quem leva as estantes?).

we are the cheapest online-drugstore how can i order prednisone or another pill like it, deltasone 20 for sale, why is how to get deltasone, buy deltasone online in canada no prescription cheap,  can you buy prednisone in spain buy prednisone online usa cheap Deltasone buy estrace vaginal cream.

Na outra ponta dessa geringonça de ensino - que muitas vezes mais parecia um exército de Brancaleone, ou ‘Esquadrão anti-arrocha’ como publicou em matéria de página inteira o Jornal A Tarde em setembro de 2004 -, o compromisso fechado com a dimensão do desejo, o prazer da composição, ou melhor, do tornar-se compositor. O resto era uma questão de tempo.

Logo ficou bastante claro que os tempos eram outros. Além da trajetória acadêmica - teoria da música, iniciação em pesquisa, orquestração, técnicas e manhas da vanguarda, intercâmbio com outros centros, tudo isso no embalo da graduação na UFBA - havia a necessidade de constituição do grupo como pessoa jurídica, e no caso, como associação civil, capaz de construir um espaço a partir da implementação recente de políticas públicas de cultura no nível nacional e local. Foi um grande desafio, mas a OCA resolveu cada obstáculo.

Esses foram os elementos constitutivos. Daí em diante vem dando verdadeiros saltos qualitativos, participando de uma série de editais e ganhando vários deles, projetando músicas em diversos festivais e encontros, transformando pouco a pouco em realidade, coisas que mais pareciam devaneio há bem pouco tempo atrás - escrevo este depoimento no embalo do lançamento do Conserte-se!

Tudo isso significa afirmação como movimento cultural e como alternativa de estímulo à formação de compositores, e define o espírito central da iniciativa: uma crença inabalável na capacidade de criação transformadora, e no compromisso com o envolvimento positivo de muitos… Oxalá continue aprendendo com a OCA.

buy estrace online, buy gestodene ethinyl estradiol in india, cheapest place to buy estrace cream.

Paulo Costa Lima

Powered by WordPress. Designed by LiReis.

Copyright @2009 OCA | Email: ocacontato@gmail.com